BKAB - Acervo Literário Digital

Acesse o patrimônio cultural brasileiro e universal! Encontre obras literárias em domínio público ou devidamente autorizadas por seus detentores para leitura online ou para download. Veja abaixo quais as bibliotecas digitais que disponibilizam esse vasto acervo gratuitamente.

Veja também as obras físicas do Acervo Literário da BKAB.
 

Domínio Público

Criado em 2004, este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil. 

 Project Gutenberg

É a mais antiga biblioteca digital do mundo, tendo sido criada em 1971 por um estudante da Universidade de Illinois (EUA). Trata-se de um projeto colaborativo, desenvolvido com a ajuda de voluntários em todo o mundo, que reúne obras em domínio público digitalizadas, para serem “baixadas” gratuitamente. A maior parte do acervo é composta por livros de literatura, mas outros tipos de obras também estão presentes (como livros de referência e periódicos). Há obras em diversas línguas, inclusive o português. Há também uma versão da página em português. São mais de 36.000 ebooks disponíveis para download nos formatos para PC, Kindle, iPad, iPhone, Android e outros.

Internet Archive

Organização estadunidense sem fins lucrativos, fundada em 1996. Dedica-se a manter e disponibilizar arquivos multimídia de todos os tipos (imagens, vídeos, áudios, textos, livros e softwares). Como uma biblioteca pública, o site oferece acesso gratuito e livre a pesquisadores, historiadores, estudantes e aos interessados em geral. Ali é possível encontrar um pouco de tudo, até comerciais antigos de televisão.

Open Library

Open Library é um projeto sem fins lucrativos da Internet Archive que visa dar acesso a qualquer livro publicado. Trata-se de um catálogo aberto em que se pode buscar livros físicos ou eletrônicos, e que possibilita a leitura online ou download, a localização da publicação física em bibliotecas ou livrarias e o empréstimo do livro eletrônico. 

Biblioteca Virtual de Literatura

A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral. Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena. 

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

É possível encontrar informações e acesso a conteúdos sobre literatura espanhola, língua espanhola e literatura infantil e juvenil. Em espanhol.

Many Books

Oferece livros que são de domínio público ou que tiveram seus direitos cedidos pelos detentores legais para que fossem disponibilizados no site. Há desde os livros clássicos (como Shakespeare) até os mais contemporâneos. Em diversas línguas, inclusive o português.

Biblioteca Digital Camões

Desenvolvida pelo Instituto Camões de Portugal, disponibiliza textos literários portugueses (romances, contos e poesia), textos acadêmicos (teses e dissertações apresentadas em universidades estrangeiras no âmbito dos estudos portugueses), textos sobre arte, ensaios de temas diversos, revistas, etc. A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição. A Biblioteca Digital Camões tem autores e edições no domínio público, mas também em edições atuais, protegidas por direitos conexos (fixação de textos, notas críticas, prefácios e posfácios…etc.), obras protegidas por direitos e de autores vivos. Consequentemente, cada edição publicada terá um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Instituto Camões, I.P., e do editor e/ou instituição proprietária da edição.

Wikilivros

Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português. O Wikilivros (do inglês Wikibooks) é um projeto da Wikimedia Foundation dedicado ao desenvolvimento colaborativo (wiki) de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre - licenciados sob a Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 (CC-by-SA 3.0) e a GNU Free Documentation License.

UNESP – Biblioteca Digital

A Unesp - Universidade Estadual Paulista, no âmbito de seu Programa Memória Social, dá início ao processo de disponibilização digital de acervos pertencentes ao seu sistema de bibliotecas e centros de documentação que reúne documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, possibilitando à sociedade acessibilidade ao conhecimento. 

A parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade possibilitou, também, a reprodução de material pertencente a essas importantes instituições públicas. Ao dar acesso irrestrito a esse rico material, a universidade cumpre com sua responsabilidade social, democratizando o acesso à informação e contribuindo com o ensino, a pesquisa e a difusão do conhecimento.

 

LIVROS RAROS

Brasiliana USP

Esta biblioteca digital é fruto da doação do acervo pessoal do bibliógrafo José Mindlin e sua esposa Guita para a Universidade de São Paulo, que também está sendo materializado na forma de uma biblioteca localizada no campus da USP. Há livros, mapas e imagens em domínio público.

Brasiliana Eletrônica

Trata-se da disponibilização dos textos completos dos livros da Coleção Brasiliana, publicadas originalmente entre 1931 e 1993, um precioso acervo de conhecimentos sobre o Brasil e uma das mais fecundas reflexões sobre a nossa terra e a nossa gente.

Biblioteca Nacional Sem Fronteiras

Programa desenvolvido pela Biblioteca Nacional que visa democratizar o acesso da instituição. É composta por coleções digitais temáticas, refletindo todas as áreas da instituição em especial os tesouros da Biblioteca Nacional. Seu acervo é dividido em manuscritos e obras raras.

Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais

Reúne e disponibiliza a íntegra digitalizada de livros considerados raros (levando em conta o valor histórico, a antiguidade e a não existência de outras impressões ou edições), e que estão localizados nas unidades da Universidade de São Paulo. 

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

Reúne textos e outros tipos de documentos (ilustrações, mapas, partituras e periódicos) representativos da história e da cultura de Portugal. Publica em seções específicas os Espólios sobre os mais importantes autores portugueses: Camilo Pessanha, Antero Quental, José Saramago, Rómulo de Carvalho, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, Vitorino Nemésio e Almeida Garret. Mostra documentos e manuscritos dos autores (incluindo fotografias). 

Biblioteca Digital Mundial

O projeto é fruto da colaboração entre a Biblioteca do Congresso dos EUA, a UNESCO e parceiros por todo o mundo. Foi lançado em 2009 e visa incluir acervos de todo o mundo. Podem ser incluídos, manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos, entre outros. Há documentos, por exemplo, que datam de séculos a.C. Pode-se fazer uma pesquisa por período, lugar, tema, tipo de item e instituição contribuinte. Qualquer biblioteca, museu, arquivo ou outra instituição cultural que tenha conteúdo histórico e cultural interessante poderá participar. Utiliza plataforma em diversos idiomas. 

Europeana

O Europeana é uma biblioteca digital desenvolvida pelos países da União Europeia. Seu objetivo é tornar acessível o imenso patrimônio cultural de todos os acervos nacionais do continente, que incluem: livros raros, antigos ou cujas edições se esgotaram; pinturas, fotografias, mapas, jornais, manuscritos, documentos, sons e vídeos (incluindo filmes e programas de TV). Utiliza uma plataforma multilíngue, em que pode ser acessado em diversas línguas, como o português.
Alguns objectos e assuntos são mundialmente famosos, como o livro de Isaac Newton sobre a Leis do Movimento, ou os desenhos de Leonardo da Vinci, A pintura de Johannes Vermeer "Girl with a Pearl Earring" ou objectos sobre o Muro de Berlim. Outros são tesouros escondidos, esperando que você os descubra.
Cerca de 1500 instituições têm contribuído para a Europeana. Nomes importantes como a British Library em Londres, o Rijksmuseum em Amesterdão e o Louvre em Paris, são apresentados lado a lado com organizações de menor porte de toda a Europa. Em conjunto, as suas colecções permitem-lhe explorar a história da Europa desde a antiguidade até aos dias actuais

Biblioteca Nacional Digital

Acervo histórico nacional brasileiro da Biblioteca Nacional digitalizado. Acesso a livros, manuscritos, imagens, mapas, revistas etc.

 

QUADRINHOS

The DigitalComicMuseum

Considerado o maior museu on-line de histórias em quadrinhos do mundo. Apresenta HQs de domínio público ou que tiveram os direitos cedidos para download. Há edições de 1920 a 1970.