Perguntas frequentes (FAQ)

Acervo da Biblioteca

  • O que é Literatura Básica?

    Trata-se de publicações indicadas por professores da FGV como bibliografia básica dos cursos. A Biblioteca mantém um exemplar dessas publicações em uma estante de acesso restrito chamada "Literatura Básica", onde ficam separadas para consulta local, pelo prazo de 3 horas (prorrogáveis), durante o semestre em que o curso é lecionado. A estante de Literatura Básica fica localizada no Balcão de Empréstimos. Sempre que possível, a Biblioteca disponibilizará também exemplares circulantes desses títulos, para empréstimo domiciliar.

    Para professores: a Biblioteca poderá adquirir também 1 (um) exemplar extra de livros indicados na Literatura Básica para uso exclusivo do professor durante o semestre, desde que isto esteja explicitado ao enviar a solicitação de aquisição de Literatura Básica.

  • Eu posso ter acesso à produção científica da FGV, tais como teses, dissertações, papers, artigos, coleções completas das revistas e outros documentos?

    Sim. A produção científica da Fundação Getulio Vargas está disponível em repositórios de acesso livre que fazem parte da Biblioteca Digital FGV.

Acesso remoto

  • Como faço para acessar as bases de dados disponíveis na Biblioteca a partir do meu computador/dispositivo móvel pessoal?

    As bases de dados assinadas pelo Sistema de Bibliotecas da FGV estão listadas nesta página. Por razões contratuais, cada base de dados possui políticas de acesso próprias:

    • Rede FGV: bases de dados que requerem conexão com a rede interna da instituição para que sejam acessadas. Verifique as condições necessárias para conectar seu equipamento pessoal à Rede da FGV clicando aqui;
    • Consulta local: bases de dados que exigem autenticação por senhas que não podem ser divulgadas, ou estão instaladas em computadores dedicados. Nesses casos, não é possível acessar a partir de seu equipamento pessoal: é permitida somente consulta nas dependências da Biblioteca;
    • Internet (acesso livre): bases de dados de conteúdo aberto que podem ser consultadas livremente na internet.
    • Internet (com senha): bases de dados que exigem autenticação por senhas. Procure o bibliotecário para mais informações de acesso.
  • Como faço para acessar o Catálogo Online da Biblioteca em meu computador/dispositivo móvel pessoal?

    Para acessar o Catálogo Online da Biblioteca da FGV SP, clique aqui. Se você quiser salvar o endereço do catálogo de SP nos favoritos do seu navegador, utilize o URL:

    http://www.fgv.br/bibliotecas/sp/catalogo.

    Informações adicionais:

    • Se você acessar o catálogo a partir de um dispositivo móvel, visualizará uma versão resumida , própria para uso em smartphones ou tablets, mas as funções essenciais de pesquisa e serviços online estarão mantidas.
    • A consulta ao Catálogo é pública. Porém, alguns serviços, como reservas, renovações e solicitações de empréstimo estão disponíveis somente para usuários cadastrados no sistema de empréstimos da Biblioteca; neste caso, será necessário efetuar login.

Acesso, horários e conduta

  • Posso entrar na Biblioteca com minha mochila, notebook, bolsa e outros materiais de estudo?

    Sim. Mas observe que o Regulamento de Acesso e Conduta proíbe a entrada e consumo de alimentos e bebidas na Biblioteca e os usuários que desrespeitarem esta regra receberão sanções disciplinares.

  • Quem pode utilizar a Biblioteca da FGV em São Paulo?
    • Alunos, professores e funcionários de todas as unidades da FGV.
    • Alunos da FGV em São Paulo matriculados nos cursos de graduação, especialização, educação continuada (extensão), mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado;
    • Professores efetivos da FGV em São Paulo;
    • Funcionários efetivos da FGV em São Paulo;
    • Ex-alunos da FGV em São Paulo podem utilizar a Biblioteca para consultas locais e uso dos espaços de estudo. Para fazer empréstimos, o ex-aluno deve se vincular a uma dessas entidades alumni:

    - Comunidade GV - tel.(11) 3799-7928 - comunidadegv@fgv.br

    - Alumni FGV - tel.(11) 3799-3784 - Alumni@fgv.br

    - Associação dos Ex-Alunos da FGV - tel.(11) 3253-9600 - exgv@exgv.org.br

    - Associação dos Ex-alunos da DIREITO SP - exedespfgv@gmail.com

    • Funcionários de empresas parceiras da FGV em São Paulo, mediante apresentação do cartão de Parceiro (somente consulta local e uso dos espaços de estudo);
    • Colaboradores autônomos na FGV em São Paulo (estagiários, pesquisadores, monitores, professores contratados) para consultas locais e uso dos espaços de estudo. Para fazer empréstimos é necessária autorização do departamento responsável;
    • Pesquisadores externos à FGV, desde que autorizadas, por escrito, por um professor da FGV. A Biblioteca deve ser informada com antecedência dos nomes dos usuários autorizados e do período de liberação. Para mais informações, clique aqui;
    • Pesquisadores externos autorizados pela Gerência da Biblioteca Karl A. Boedecker.
  • Estudo na FGV DIREITO SP, na Rua Rocha. Posso utilizar a Biblioteca que fica no prédio da FGV EAESP (Av. 9 de Julho) ou vice-versa?

    Sim. Uma parte do acervo da Biblioteca está lotado no prédio da Av. 9 de Julho nº 2029 e outra parte na R. Rocha nº 233, mas somos a mesma Biblioteca, acessível a todos os alunos, professores e funcionários de qualquer escola da FGV em São Paulo. O Catálogo Online de SP mostra o acervo tanto da Av. 9 de Julho quanto da R. Rocha e o seu cartão de acesso da FGV é válido para utilizar a Biblioteca nos dois endereços.

  • Por que não posso levar ou consumir alimentos e bebidas na Biblioteca?

    Porque, além do risco de molhar, sujar e danificar diretamente as publicações que você estiver consultando, os resíduos de alimento e umidade são nocivos para a conservação do acervo, uma vez que atraem pragas (fungos, insetos) que podem infestar o ambiente, causando danos irreparáveis às coleções.

  • Posso atender/efetuar chamadas de telefone celular na Biblioteca?

    Não, por dois motivos: em primeiro lugar, nos ambientes de leitura deve-se preservar silêncio e o uso do telefone certamente causará transtorno a outros usuários. Além disso, a Lei Municipal nº 12.511, de 4 de novembro de 1997, proíbe o uso de celulares no interior de bibliotecas, mesmo em áreas de atendimento ou estudo em grupo.

  • Qual o horário de atendimento da Biblioteca?

    O horário normal de atendimento é:

    BKAB 9 de Julho: segunda a sexta-feira, das 8 às 21h45 | sábado, das 9 às 17h45            

    BKAB Rocha: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h45 | sábado, das 9 às 17h45 (somente quando houver aula do Pós-GVlaw)

    Durante o período de férias escolares ou semanas de provas, pode haver alterações de horário. Para mais informações, clique aqui.

  • A Biblioteca abre nos fins-de-semana e feriados?

    A BKAB 9 de Julho abre aos sábados, das 9 às 17h45.

    A BKAB Rocha abre aos sábados, das 9 às 17h45, somente quando há aulas programadas no Pós-GVlaw.

    A Biblioteca não abre aos domingos e nos feriados.

Cópia e impressão

  • Por que o Serviço de Cópias da Biblioteca não pode tirar cópia integral das publicações?

    Respeitando a Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 ("Lei dos Direitos Autorais"), o Serviço de Cópias não faz a reprodução de livros. Artigos de periódicos e teses e dissertações do acervo da Biblioteca podem ser reproduzidos, exceto quando está expressa a proibição da cópia.

Devolução

  • Como faço para receber um lembrete de que tenho publicações para devolver?

    O sistema da Biblioteca envia automaticamente um e-mail 2 dias antes da data de vencimento dos empréstimos, como lembrete. Por isso, é essencial que você verifique e mantenha sempre atualizado seu endereço de e-mail no cadastro da Biblioteca.

    Mas atenção: renovações e/ou devoluções deverão ser efetuadas dentro do prazo estipulado e isto independe do envio de lembretes por parte da Biblioteca, ou do recebimento/leitura por parte do usuário. O não recebimento de lembretes não servirá de justificativa para abono de multas por atraso de devolução/renovação.

  • O que acontece se eu atrasar a devolução?

    A devolução com atraso implica em cobrança de multa e bloqueio de empréstimos, renovações ou reservas enquanto todas as pendências não forem regularizadas.
    Para empréstimo domiciliar a multa é de R$ 5,00 (cinco reais) por dia de atraso e por publicação.
    Para empréstimo por hora (Literatura Básica e outros materiais não-circulantes) a multa é de R$ 6,00 (seis reais) por hora de atraso e por publicação.

  • Quando a Biblioteca está fechada, há alguma forma de fazer a devolução de uma publicação?

    Sim. Utilize as Caixas de Devolução que estão localizadas em frente à passarela de acesso à Biblioteca da Av. 9 de Julho ou em frente à Escola de Economia da FGV SP (R. Itapeva, 474).
    Mas atenção: utilize as caixas somente para devolução de empréstimo domiciliar. Não as utilize para devoluções de Literatura Básica, envio de documentos, doações, entrega de encomendas ou objetos particulares, tampouco para devolver publicações obtidas por Empréstimo Entre Bibliotecas.

  • Emprestei um material na unidade da R. Rocha. Posso devolvê-lo na unidade da Av. 9 de Julho ou em uma das Caixas de Devolução?

    Sim. Da mesma forma, empréstimos feitos na unidade da Av. 9 de Julho podem ser devolvidos na unidade da R. Rocha, ou nas Caixas de Devolução. A Biblioteca providenciará o transporte da publicação para sua localização original.
    Mas atenção: este serviço é disponível somente para devolução de empréstimo domiciliar. A devolução de publicação em Literatura Básica ou obtida por Empréstimo Entre Bibliotecas deve ser feita obrigatoriamente no balcão da Biblioteca em que foi retirada, durante o horário de expediente.

  • Posso devolver um material obtido por Empréstimo Entre Bibliotecas em uma das Caixas de Devolução?

    Não. Devoluções de materiais obtidos de outras instituições por meio de Empréstimo Entre Bibliotecas devem ser feitas exclusivamente no balcão da Biblioteca da FGV SP em que foram retiradas, durante o horário de expediente.

  • Posso devolver publicações em nome de outra pessoa?

    Sim.

Empréstimo e renovação

  • Quantas publicações posso emprestar e por quanto tempo?

    Isto depende do seu tipo de usuário, conforme a política de empréstimos adotada pela Biblioteca. Informe-se mais sobre isto clicando aqui.

  • Por que algumas publicações não podem ser emprestadas?

    Algumas publicações, devido ao seu tipo, raridade, especificidade ou demanda, não podem ser emprestadas. Por exemplo: Obras de Referência como dicionários, enciclopédias, guias, relatórios técnicos e estatísticos, códigos jurídicos, compilações de leis ou jurisprudência, entre outros são mantidas na Biblioteca para consulta local; Obras Raras ou Especiais não circulam para garantir a conservação; Periódicos editados pela FGV não podem ser emprestados ou fotocopiados, pois estão disponíveis gratuitamente no Repositório digital de periódicos científicos e revistas FGV; Publicações em Literatura Básica só podem ser emprestadas para consulta local pelo período de três horas, pois são títulos indicados pelos professores como leitura obrigatória.

  • Posso emprestar os vídeos (DVDs e Audiolivros) da Biblioteca?

    Vídeos em formato DVD, Audiolivro ou quaisquer outras mídias podem ser utilizados somente na Biblioteca, por períodos de até 03 (três) horas, em local especial para reprodução de vídeo. Exceção a esta regra: os professores da FGV-SP podem emprestar os vídeos para uso em sala de aula por curto período, conforme a necessidade.

  • A Biblioteca não tem a publicação que eu preciso. Como faço?

    A Biblioteca oferece um serviço especialmente desenvolvido para encontrar e obter publicações (ou sua cópia) em outras bibliotecas no Brasil ou no exterior. Procure o Setor de Referência da Biblioteca ou preencha o formulário de solicitação de Busca Externa de Documentos.

  • Posso renovar o prazo de empréstimo?

    Sim, desde que não existam solicitações de reserva, não haja pendências de atraso ou multa e que o limite de 7 (sete) renovações online consecutivas não seja ultrapassado (para professores e funcionários o limite de renovações online é de 99 vezes, mas exige-se a devolução de material com reserva).

  • Como faço a renovação de empréstimo?

    Até a data de vencimento, e desde que não haja pendências financeiras ou reserva para a obra, a renovação pode ser feita pela internet. Para renovar online, efetue login no Catálogo, clique em Circ./Renovação, selecione o(s) item(ns) que quer renovar e depois clique em Renovar itens selecionados.

    Atenção: há limite de 7 (sete) renovações online consecutivas. Após a sétima renovação online, exige-se que o usuário titular compareça à Biblioteca e apresente a publicação no Balcão de Empréstimos para iniciar um novo ciclo de empréstimos (para professores e funcionários da FGV o limite de renovações online consecutivas é de 99 vezes).

    Após a data de vencimento, o usuário titular deve comparecer pessoalmente no Balcão de Empréstimos durante o horário de atendimento da Biblioteca, apresentar as publicações a serem renovadas, pagar a multa por atraso e renovar os prazos.

  • O que acontece se eu atrasar a renovação?

    A renovação com atraso implica em cobrança de multa e bloqueio de novos empréstimos, renovações ou reservas enquanto todas as pendências não forem regularizadas.
    Para empréstimo domiciliar a multa é de R$ 5,00 (cinco reais) por dia de atraso e por publicação. Para empréstimo por hora (Literatura Básica e outros materiais não circulantes) a multa é de R$ 6,00 (seis reais) por hora de atraso e por publicação.

  • Como faço para receber um lembrete de que tenho publicações para renovar?

    O sistema da Biblioteca envia automaticamente um e-mail 2 dias antes da data de vencimento dos empréstimos, como lembrete. Por isso, é essencial que você verifique e mantenha seu endereço de e-mail sempre atualizado em seu cadastro da Biblioteca.

    Mas atenção: renovações e/ou devoluções deverão ser efetuadas dentro do prazo estipulado e isto independe do envio de lembretes por parte da Biblioteca, ou do recebimento/leitura por parte do usuário. O não recebimento de lembretes não servirá de justificativa para abono de multas por atraso de devolução/renovação.

  • Posso autorizar outras pessoas a usar meu cartão de acesso para movimentar minha conta na Biblioteca?

    Não. O uso do seu cartão de acesso FGV é pessoal e intransferível. Professores e pesquisadores podem autorizar somente seus estagiários, monitores ou assistentes a efetuar movimentações em seus cadastros, mediante autorização prévia enviada à Biblioteca por e-mail.

  • Posso emprestar ou renovar publicações em nome de outra pessoa?

    Não, isto não é permitido.

  • Como faço para alterar os meus dados pessoais, como endereço, telefone, e-mail, e/ou minha senha no cadastro da Biblioteca?

    A atualização de dados pessoais como endereço, telefone e e-mail deve ser feita em sua Secretaria Acadêmica, pois este setor é responsável pela atualização dos seus dados em rede. Para alterar a senha do Catálogo Online efetue primeiramente o seu login no Catálogo Online, clique em Outros Serviços e depois em Troca de Senha.

Multa e outras sanções

  • Como é feito o cálculo da multa por atraso na renovação ou devolução?

    Para empréstimo domiciliar, o cálculo da multa é: R$ 5,00 (cinco reais) vezes o número de dias em atraso, vezes o número de publicações.
    Para empréstimo por hora (Literatura Básica e outras publicações não circulantes), o cálculo da multa é: R$ 6,00 (seis reais) vezes o número de horas atrasadas, vezes o número de publicações.
    Os fins-de-semana, os feriados, assim como os dias em que a Biblioteca eventualmente permaneceu fechada por motivo fortuito, não são computados para efeito de cálculo da multa.

  • O que acontece se eu não pagar a multa por atraso na devolução?

    Enquanto estiver pendente, a multa bloqueia as suas movimentações de empréstimos, renovações, reservas e solicitações de empréstimo.

  • Onde e como posso pagar a multa?

    A multa deve ser paga diretamente no Balcão de Empréstimos da Biblioteca, em dinheiro ou cheque nominal à Fundação Getulio Vargas.

  • Existe alguma situação em que eu possa ser perdoado(a) do atraso e do pagamento de multa?

    Sim. Em caso de doença ou outro motivo que exija afastamento médico comprovado, você deve apresentar um atestado médico válido para o período em que deveria ter feito a devolução das publicações, para que o atraso seja desconsiderado, e a multa, excluída.

  • O que acontece se eu portar e/ou consumir alimento ou bebida dentro da Biblioteca?

    Primeiramente, você será advertido(a) a consumir fora das dependências da Biblioteca ou descartar os itens imediatamente. Se desrespeitar esta advertência, estará sujeito(a) à suspensão de empréstimos por 60 (sessenta) dias consecutivos e o caso de má conduta será reportado ao órgão responsável por apuração de responsabilidade ética e de conduta de sua unidade na FGV.

  • Caso eu perca ou danifique a publicação que emprestei da Biblioteca, o que acontece?

    Você deve repor à Biblioteca um exemplar idêntico ao extraviado ou danificado em até 7 dias úteis. Para isto, compareça à Biblioteca para comunicar o ocorrido e assinar um Termo de Compromisso de reposição de obra. Caso a publicação esteja esgotada, poderá ser substituída por uma edição mais atual ou por outro título a ser sugerido pela Biblioteca, com preço mais ou menos equivalente ao preço estimado da publicação extraviada. A assinatura do Termo de Compromisso não dispensa o pagamento de multas de atraso, se houver.

Recursos eletrônicos

  • O que é a Biblioteca Digital FGV?

    A Biblioteca Digital FGV é o ambiente virtual onde estão reunidos todos os acervos em formato digital pertencentes ao Sistema de Bibliotecas da FGV. Essas coleções virtuais estão agrupadas da seguinte forma:

    • Repositório FGV (Periódicos Científicos e Revistas FGV): revistas publicadas pela Fundação Getulio Vargas, em formato digital (acesso livre);
    • Repositório FGV (Comunidades FGV): produção acadêmica da Fundação Getulio Vargas em formato digital: teses, dissertações, artigos, relatórios de pesquisa etc. (acesso livre);
    • Bases de Dados: reúne as bases de dados assinadas pelo Sistema de Bibliotecas da FGV;
    • Coleções de e-books: acervo de livros digitais disponibilizados pela Biblioteca;
    • Periódicos Científicos (A to Z): compilação de títulos das revistas científicas digitais assinadas pelo Sistema de Bibliotecas da FGV.

    Para acessar a Biblioteca Digital FGV, clique aqui.

  • Posso acessar as publicações da Biblioteca Digital FGV em meu computador/dispositivo móvel pessoal?

    Depende. Muitos documentos da Biblioteca Digital FGV, como os artigos das revistas publicadas pela FGV e as teses e dissertações, são de acesso público, portanto podem ser abertos e copiados em seu computador. Outros arquivos, como aqueles pertencentes a algumas bases de dados assinadas, são disponíveis somente para o público interno da FGV e exigem certas condições de acesso para liberar o conteúdo integral (por exemplo, estar conectado à Rede FGV ou solicitar uma senha). Além disso, há documentos embargados por decisão de seus autores, e que por isso não podem ser abertos nem copiados de nenhuma forma.
    Se você tiver dúvidas a respeito de acesso a um documento da Biblioteca Digital FGV, contate um bibliotecário.

Trabalhos acadêmicos

  • Estou escrevendo meu trabalho acadêmico (TCC, tese, dissertação). Há algum padrão de apresentação gráfica definido pela FGV-SP?

    O padrão adotado na FGV-SP segue normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Biblioteca disponibiliza um manual de normalização de monografias para orientar seus trabalhos e a equipe de bibliotecários também pode tirar dúvidas na aplicação dessas normas. Se precisar de mais orientações, agende um horário com o bibliotecário.

  • Como padronizo citações e referências que utilizei em meu trabalho acadêmico?

    O manual Normas para Apresentação de Monografias, elaborado pela Biblioteca, contém uma compilação das normas vigentes para apresentação de citações e referências (ABNT e APA), com vários exemplos de uso. A equipe de bibliotecários também pode tirar dúvidas na aplicação dessas normas. Se precisar de orientações, agende um horário com o bibliotecário.

  • Tenho que incluir uma ficha catalográfica em minha tese/dissertação. A Biblioteca elabora essa ficha?

    Sim. Veja instruções clicando aqui.