BKAB - Acessibilidade

 

A Biblioteca Karl A. Boedecker oferece, em suas dependências, uma área de acessibilidade e tecnologia assistiva disposta com mobiliário, equipamentos e recursos para pessoas cegas, com baixa visão, dificuldades de locomoção, mobilidade e comunicação.

O espaço é uma iniciativa do Sistema de Bibliotecas da FGV, em prol de seu compromisso social e cidadania, com o objetivo de proporcionar aos seus usuários o direito de realizar seus estudos e pesquisas em um ambiente que atenda às suas necessidades, garantindo a realização de suas atividades acadêmicas com maior autonomia e independência.

O Ambiente de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva está localizado no andar térreo da Biblioteca. Caso o usuário sinta a necessidade de realizar seus estudos em um ambiente mais reservado, dispomos também de uma sala de estudo adaptada no terceiro andar. Oferecemos aos usuários orientação sobre o uso adequado do acervo e recursos tecnológicos disponíveis elencados abaixo.

 

Mobiliário
  • Cadeira de rodas;
  • Mesa com altura ajustável;
  • Cadeira para obeso;
  • Maca hospitalar.
Softwares
  • Tiger Software Suite 7 (TSS7) – Software de braille e gráficos táteis incluído;
  • NonVisual Desktop Access (NVDA) – Leitor de tela livre, aberto e portátil.
  • DosVox – Permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
Equipamentos
  • Computador adaptado – Máquina com sistema operacional Windows 10, contendo uma tela ampla e teclado com letra expansiva;
  • Impressora Columbia Delta– Impressora de dupla face em braille, gravando em 120 CPS, no padrão da Biblioteca do Congresso com os gráficos táteis da mais alta resolução. Com 8 alturas de pontos diferentes, os usuários podem criar gráficos táteis distintos com facilidade. Mesmo que as imagens tenham linhas de interseção, como gráficos, os leitores podem distinguir facilmente linhas e grades, que podem ser gravadas em diferentes alturas;
  • EasyReader – Dispositivo portátil, com bateria, que possui um sistema de scanner adequado para cegos, contando com uma leitura rápida e precisa em 34 idiomas, incluído árabe e hebraico. Seu manuseio é feito através de botões iluminados, falantes e táteis. Também é possível utilizá-lo para ler arquivos em PDF ou exportar digitalizações utilizando uma saída USB;
  • Reveal 16i – Lupa eletrônica inteligente all-in-one. Seu sistema possui os recursos integrados de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e conversão de texto em fala (TTS), permitindo que o usuário consiga continuar a leitura caso fique com a vista cansada. Fácil de utilizar, combina controles físicos e recursos de tela sensível ao toque, possibilitando a ampliação de perto ou à distância, através dos controles grandes e táteis na frente da tela.