FGV lança Repositório de Dados de Pesquisa

Repositório de Dados de Pesquisa

A FGV lançou o Repositório de Dados de Pesquisa (Dataverse) com o intuito de atender às necessidades crescentes de acesso aberto a dados de pesquisa. Os pesquisadores têm à sua disposição uma plataforma confiável e segura para o armazenamento e o compartilhamento de seus dados de pesquisa, o que pode promover a transparência e a colaboração na produção de conhecimento científico.

O repositório também oferece ferramentas para a organização, documentação e preservação dos dados, o que é fundamental para garantir a reprodutibilidade e a continuidade das pesquisas.

No cenário nacional e internacional, os repositórios de dados de pesquisa têm se tornado cada vez mais importantes para a promoção do acesso aberto e da transparência na pesquisa. Isso porque o compartilhamento de dados permite que outros pesquisadores possam validar e reproduzir os resultados obtidos, o que contribui para a confiabilidade e a qualidade da pesquisa.

Nesse sentido, o FGV Repositório de Dados de Pesquisa se alinha às iniciativas de acesso aberto e de promoção da transparência e da colaboração na pesquisa, seguindo tendências internacionais como a do movimento Open Data e do FAIR - Sigla em inglês para os princípios Encontrável (Findable), Acessível (Accessible), Interoperável (Interoperable) e Reutilizável (Reusable). Com isso, espera-se que o repositório seja um importante recurso para pesquisadores, instituições e comunidade acadêmica em geral.

O FGV Repositório de dados de Pesquisa (Dataverse) está disponível no site da Biblioteca Digital.

Para saber mais entre em contato com a equipe da Biblioteca Digital: biblioteca.digital@fgv.br

Tags: